Números da economia já sinalizam recessão

Projeções de crescimento para o PIB estão em queda há 11 semanas, revela boletim Focus, do Banco Central

A economia brasileira corre risco de recessão neste início de ano, conforme o mais recente boletim Focus, do Banco Central, um termômetro de confiança do mercado financeiro. Quer dizer, o BC já admite uma contração da atividade econômica no país. 

No Focus, as projeções de crescimento para o PIB deste ano estão em queda há 11 semanas seguidas. Há um ano, previa-se que em 2019 o crescimento seria de 3%, com um novo governo e a aprovação da agenda de reformas. Esta semana, caiu de 1,49% para 1,45%.

No ano, o comércio sobe apenas 0,3% e a indústria está em queda de 2,2%, ou seja, os números estão piores do que o esperado. A revisão do crescimento do quarto trimestre do ano passado – que foi de o,1%  e pode ser menor – e a projeção negativa para o primeiro trimestre deste ano traz a perspectiva de dois períodos no vermelho, o que configura uma recessão técnica.  

A volta da recessão tem sido sinalizada por órgãos oficiais e, apesar de ignorada pelo mercado, foi objeto de várias matérias em Os Novos Inconfidentes. Em uma delas, Raquel Faria observa: “não se vê nada hoje que estimule a economia em curto prazo”. 

Comentários

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir Para o TOPO