Kalil quer um novo vice a quem possa confiar a PBH

Prefeito busca para chapa de reeleição um subordinado que lhe permita se ausentar do cargo para se dedicar à campanha de governador

No planejamento estratégico da carreira política de Alexandre Kalil, um fator ao qual está sendo atribuído um grande peso é a escolha do próximo vice-prefeito de Belo Horizonte. O prefeito vai concorrer à reeleição ao cargo no ano que vem, mas na realidade é pré-candidato ao governo de Minas em 2022. Por isso, ele precisa de um vice da sua mais restrita confiança e com perfil gerencial; um subordinado que possa administrar a prefeitura em seu lugar, sob as suas ordens, enquanto se ausenta do posto para articular a campanha de governador e, claro, viajar pelo estado.

 

O atual vice-prefeito, Paulo Lamac, é carta fora do barulho. Kalil já rompeu com ele faz tempos. Nos bastidores políticos próximos ao prefeito, um nome que já foi lembrado como opção para a vaga é o atual secretário de finanças da prefeitura, Fuad Noman. Se não for ele, deverá ser outra pessoa com perfil parecido. Mas, ainda é muito. A discussão do vice só deve avançar no ano que vem.

 

O que estaria descartado é um vice de perfil político, indicado por partido. Pelo menos por ora, Kalil pretende dispensar coligações partidárias para se reeleger prefeito e depois se eleger governador; seu plano seria continuar na mesma trilha e insistir no discurso que o levou à PBH: o de um governante pouco político no sentido convencional, ou de um novo tipo de político, diferente do tradicional.

 

A avaliação do prefeito é que o seu modo de fazer (ou não fazer) política está dando certo. E como ex-presidente do Atlético, ele entende como poucos o sentido do velho ditado popular segundo o qual em time que está ganhando não se mexe.

Criadora da rede Os Novos Inconfidentes, formou-se em jornalismo pela PUC-MG e trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de Minas, além de colaborar para várias publicações. Ex-colunista do jornal O Tempo e ex-comentarista da rádio Super Notícias FM. [ Ver todas as publicações ]

Comentários

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir Para o TOPO