Instituto Cultural Usiminas comemora 25 anos com programação especial

O Instituto Cultural Usiminas completou 25 anos e, para celebrar a trajetória marcada por ações de cultura, esporte e meio ambiente nas cidades de atuação da siderúrgica, foi oferecida uma programação cultural especial ao público do Vale do Aço, com espetáculo, show, exposição e curso. Entre as atrações, apresentação do Grupo Corpo, com as coreografias “21” e “Gira”.

 

No mês de setembro o Instituto Cultural Usiminas completou 25 anos de atuação. E para celebrar a trajetória marcada por ações de cultura, esporte e meio ambiente nas cidades de atuação da siderúrgica, foi oferecida uma programação cultural especial ao público da região do Vale do Aço, com espetáculo, show, exposição e curso. Entre as atrações, apresentação do Grupo Corpo, com as coreografias “21” e “Gira”; a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço, lançando o CD Viola Minha Terra e, na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas recebe, a exposição Território 25. Curso gratuito

No mês de novembro, o Instituto Cultural Usiminas vai oferecer como parte das comemorações dos seus 25 anos, uma palestra com o educador Sebastião Rocha. Mais conhecido como Tião Rocha, o antropólogo, educador e folclorista vai falar sobre “Arte e Cultura na Infância”, no dia 8 de novembro, às 19h, com entrada franca.

O Instituto Cultural Usiminas foi criado em 1993 para sistematizar os investimentos em cultura da Usiminas. A partir de 1994, incorporou a gestão do Teatro Zélia Olguin e, em 1998, do Centro Cultural Usiminas, ambos em Ipatinga (MG). A partir de 2007, com a regulamentação da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, projetos esportivos passaram a ser beneficiadas com os investimentos da Usiminas e o Instituto incorporou a responsabilidade de aplicação e gestão desses recursos, assim como na área social, com a gestão dos recursos destinados ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência), Fundo Nacional do Idoso, PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).

Desde a fundação do Instituto, foram investidos quase de R$ 330 milhões em 2.348 projetos de cultura, esporte e social, em 44 cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo. Em 25 anos de história, o Instituto Cultural Usiminas vem realizando atividades que fazem a diferença na vida das pessoas, direcionando seus investimentos para ações que promovam o desenvolvimento sustentável dos setores e apoiando processos de participação social, democratização da cultura, acesso ao esporte e cidadania.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que chegar à marca de 25 anos com crescente atuação e alcance de público é motivo de muito orgulho. “Preparamos uma comemoração especial para celebrar junto ao público, que é tão importante para nós. Ao longo desses 25 anos, o Instituto Cultural Usiminas cresceu em várias frentes de trabalho, gerindo atividades de artecultura, educação ambiental e esporte nas cidades de atuação da Usiminas. Esperamos que nos próximos anos as ações do Instituto possam beneficiar ainda mais pessoas em várias cidades do Brasil”, declarou a diretora.

Comentários

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir Para o TOPO